Pular para o conteúdo principal

PAP Biscornu ou Pendouille

Pois então, fiz mais um biscornu do SAL do Grupo Fazendo Arte em Ponto Cruz.

O verso ...
E de ladinho...
Como todo mundo, tenho lá as minhas manias, e uma delas é que acho que os biscornus com mais de 40x40 pontos ficam muito grandes e um pouco desajeitados (mais do que a idéia original).

Assim, achei lindo o esquema desse mês, mas achei muito grande !!

Aconteceu que, no mesmo dia em que recebi o esquema, vi um blog francês muito fofo (mais um) com “une petite pendouille” (http://pentydeval.over-blog.com/)! Fiquei encantada!!

Mas, não tinha receita nenhuma... Assim, olhei, olhei e tentei. Se não era assim, passou a ser...

Vou mostrar um PAP para quem quiser se arriscar! Acho que é um pouco trabalhoso, mas o resultado vale a pena!

1- Aqui o bordado mais a borda (que fiz igual ao blog da Penty)! Depois da borda deixei 6 carreiras e passei a overlock para não desfiar enquanto bordava.

2 – Depois de bordar fiz uma carreira em ponto de contorno (ou linear) em torno de toda a borda (esses pontos vão servir para costurar depois).


3 – Em seguida achei o meio da borda e prendi o fio que servirá para costurar no ponto de contorno que ficou no centro (já que o número de pontos era ímpar).


4- Para costurar, usei a mesma técnica do biscornu (fazendo um zig-zag entre os pontos de contorno). É bom lembrar de prender bem para a costura não ficar aparecendo.

5- Serão 4 costuras como essa do meio de cada borda até a ponta.


6 – Cortei os cantos para não ficar muito volumoso (aquela técnica de costura que se corta os cantinhos para melhorar a abertura da costura e para o canto ficar bem pontudinho). Só é bom deixar um pouco de tecido de reserva para não desfiar!


7 – Quando faltava um pouquinho para terminar a última costura, enchi com plumante. Depois reforcei a união entre aas 4 costuras para ficar bem certinho!

Não coloquei nenhum cordão ou fita para prender, mas naquele que gostei havia um cordão preso bem no centro dessas 4 costuras. Acho que dá também para prender no início de uma das costuras para que o cordão/fita fique numa borda.

Espero ter sido clara, mas qualquer dúvida, estarei por aqui ...

...

Comentários

Petite Noisette disse…
Paaahhhhh!
I LOVE YOUR BLOGUEEEEEE!
Tens um desafio á tua espera,quando puderes passa lá que eu daqui a bocadinho passo aqui para me inteirar de mais uma bela ídeia tua!
Bom fim de semana
Bjinhos
Bell disse…
Menina, que maravilha!! Amei esse PAP e esse biscornu, vou fazer um tb, obrigada!Beijocas e bom fim de semana!!
Bell
VovoBaisa disse…
Lia querida!
Que coisa linda o seu trabalho!
Parabéns!
Grata pela carinho.
bj.
Baísa
Claudia (Cacau) disse…
Olá Lia,
Achei esse Biscornu lindo, parece que não é tão dificil de fazer, como eu não tenho almofadinha de alfinete, quem sabe um dia eu faço um.
Bjks
Cacau
Carla disse…
Que maravilhoso, esse biscornu! Achei a costura final dificílima, mas, confesso, vendo o resultado final deu vontade de, um dia, tentar aqui em casa.
Joana disse…
Oi Lia.
Eu estava a procura de saber como se faz a costura dessa coisinha fofa chamada biscornu. Olhei nos blogs os prontos, olhei, olhei, quase fiquei zaroia e não consegui descobrir como é que se fazia as emendas. Encontrei aqui o que eu precisava, vou fazer uma belezinha dessas pois acho apaixonante. Não esqueci do lençol luva, já comprei o tecido e assim que der vou fazer um pap. Beijos
Joana
Isadora disse…
Oi, Lia!
Pelo que entendi, neste caso você não bordou frente e verso, fez apenas um lado e uniu as pontas, é isso?
eu tô querendo saber como prender fitinhas nos biscornus.
Bjks
Oi Amiga adorei o PAP muito bem esplicado.
Já estou te seguindo,beijinhoss!

Postagens mais visitadas deste blog

Desfiados

Noutro dia vi uma manta para bebê no blog Bebê Crochê-Tricot e lembrei de uns panos de prato que fiz no ano passado (e ainda não usei...) e decidi mostrar aqui. A receita que vi no blog é parecida com as que utilizei da Revista Agulha de Ouro de maio de 2007. Na revista falava em usar tecido de sacaria,mas utilizei um outro tecido vendido em metro que tem a trama mais definida e é engomado. Usei linha Carla (porque gosto da textura dela). Fiz também uns paninhos menores, que chamo paninhos para cobrir, utilizando a mesma técnica, só que com linhas coloridas. É muito gostoso de fazer, só demora um pouco para desfiar, mas passar as linhas é muito bom!!

PAP das Toalhas com desfiados

Andei fazendo umas toalhas de rosto com desfiados e aproveitei para fazer o PAP delas. As toalhas foram para dar de presente para duas amigas (para a virtual já foi pelo correio e a outra vai receber pessoalmente daqui a uns dias em seu aniversário). Assim, vamos a elas... A primeira toalha é essa: E os passos são os seguintes: 1. Desfiar a toalha na horizontal usando um desmancha pontos ou uma tesoura (eu gosto desse desmancha pontos da Telanipo que já tenho faz tempo). - tirar o fio do meio da faixa para bordar da toalha - contar 6 fios na horizontal e tirar o 7 - contar mais 6 fios e tirar o 7 (para cima e para baixo do fio central) - Assim serão 5 fios tirados na horizontal com 6 fios que ficam entre cada um deles 2. Desfiar na vertical assim: - Tirar o fio vertical central - Contar 4 fios e tirar o 5 - Fazer isso em toda a faixa para bordar 3. Começar a bordar. Eu usei linha Clara na cor da toalha, mas dá para fazer com cores contrastantes também. Para bordar começar pelo lado dir

SAL Biscornus - primeiro resultado

Já fiz o meu primeiro biscornu e gente,adooooorei!!! O gráfico é do SAL Biscornus do Fórum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Em 3 horas já tinha bordado tudo e depois foi só fazer o acabamento! O resultado dessa "costura ao contrário" é maravilhoso! Fica uma borda linda! Aqui estão as fotografias, mas as cores ficaram um pouco alteradas. São tons de lilás, mas na fotografia parecem tons de azul. Já estou louquinha para fazer o segundo! Por falar em fazer outros, encontrei 2 blogs que tem vários modelos de biscornus também: - Cantinho dos Pontinhos - com várias receitinhas de biscornus - Bordando e amando ponto cruz - inclusive com receitas de Natal Como eu queria que meu dia tivesse ao menos umas 30 horas!! Assim daria para fazer mais algumas coisinhas!!! ...